VÍDEO VERDADEIRO, MAS COM CONTEXTO E NARRATIVA FALSOS – NOSSAS RESSALVAS

02/04/2020
Foto: EFE/Valentin Flauraud
Foto: EFE/Valentin Flauraud


É verdadeiro o vídeo que circula nas redes sociais com o diretor-geral da Organização Mundial da Saúde (OMS), Tedros Adhanom Ghebreyesus, durante coletiva nesta segunda-feira, dia 30/03/20, falando sobre políticas sociais para atender quem perdeu a renda por causa da pandemia de coronavírus. 

MAS É FALSA a informação de que com o vídeo o diretor incentiva o fim do isolamento social, recomendado pela própria OMS e por ele, a partir dos 5 minutos e 30 segundos, no mesmo vídeo.

A desinformação começou quando foi divulgado apenas um trecho do vídeo sem a parte inicial. Logo no início do vídeo, o diretor diz (parte que foi omitida nas publicações das redes sociais) que cabe aos governos garantir o bem estar às pessoas que perderam suas rendas.

A própria OMS se posicionou, em veículos de imprensa tradicionais, negando que tivesse sido contra as medidas de isolamento.

G1: https://g1.globo.com/politica/noticia/2020/03/31/oms-nega-ter-sido-contra-medidas-de-isolamento-social-tedros-ghebreyesus-diz-que-cobrou-politicas-sociais-para-atender-quem-perdeu-renda-por-causa-do-combate-ao-coronavirus.ghtml?utm_source=twitter&utm_medium=social&utm_campaign=g1

Vídeo na íntegra, em inglês: https://www.youtube.com/watch?v=2v3vlw14NbM&feature=emb_title

Apuração feita no dia 31/03/20

Grupo de Jornalistas Voluntários no Combate às fake News. 

Saiba quem somos: bit.ly/desminto


Jornalistas: 1)Brener Nunes, 2)Eduardo Azevedo, 3)Gabriela Melo, 4)Gina Geipel, 5)Glês Nascimento, 6)Mylena Ribeiro, 7) Pedro Thiago, 8)Rafaela Lobato, 9)Ray Viana e 10)Wherbert Araújo.  
Todos os direitos reservados 2020
Desenvolvido por Webnode
Crie seu site grátis! Este site foi criado com Webnode. Crie um grátis para você também! Comece agora