SOBRE NÓS

Somos um grupo de jornalistas preocupados com a disseminação de notícias que não são verdadeiras relacionadas à pandemia de Coronavírus (COVID-19) no ano de 2020. As chamadas fake news se espalham principalmente pelo Whatsapp, em um volume muito grande, gerando desinformação em um momento em que a humanidade precisa de informações objetivas e de qualidade. Ao vermos as pessoas confusas com o que recebem em seus celulares, através de grupos de Whatsapp e das redes sociais em geral, percebemos a gravidade das consequências do que notícias falsas repassadas de modo irresponsável podem causar. Por isso, criamos um grupo, uma equipe qualificada de jornalistas que, voluntariamente, trabalha no combate à desinformação no estado do Tocantins.

Confira nossos currículos:

Brener Nunes

Formado em Jornalismo pela Universidade Federal do Tocantins (UFT), possui experiências em Webjornalismo e assessorias de imprensa e política. Trabalhou em sites como, Portal Cleber Toledo e Gazeta do Cerrado. Também passou pelas assessorias de comunicação do Sindicato dos Médicos do Estado do Tocantins (SIMED-TO), Sistema FIETO, e Senado Federal.

Atualmente, é repórter na Secretaria da Comunicação do Estado do Tocantins (Secom), e assessor de comunicação da IB Consulting/FGV.

Eduardo Azevedo

Possui graduação em Comunicação Social - Jornalismo pela Universidade Federal do Tocantins (UFT). Atualmente é mestrando em Comunicação e Sociedade pela UFT e Assessor de Imprensa na Assembleia Legislativa do Estado do Tocantins. Trabalhou como repórter de política no Jornal do Tocantins (impresso) e no site T1 Notícias (online). Também trabalhou como Assessor de Comunicação e Imprensa na Câmara dos Deputados e foi Chefe de Comunicação da Câmara de Vereadores de Palmas (TO). Possui experiência em comunicação política, comunicação eleitoral e assessoria de imprensa.

Lattes: https://lattes.cnpq.br/8208877658777563

Gabriela Melo

Assessora de imprensa/Jornalista formada pela Universidade Federal do Tocantins, com especialização em Ensino de comunicação/jornalismo: temas contemporâneos e mestra em Comunicação e Sociedade também pela UFT. Passou por Assessorias de imprensa de áreas como Política, Educação, Empresarial e Esporte. Tem experiência em jornal impresso, online e telejornal. É integrante do Núcleo de Pesquisa e Extensão "Observatório de Pesquisas Aplicadas ao Jornalismo e ao Ensino" da UFT, coordenadora adjunta do Festival de divulgação científica "Pint Of Science" em Palmas. Organizou dois livros sobre estudos em jornalismo pela editora Fi, possui experiência em docência nas disciplinas de "Inovação no jornalismo" e "Trabalho de Conclusão de curso", além de oficinas voltadas a pesquisa e gerenciamento de crises em comunicação.

Lattes: https://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K8505059Z6

Gina Geipel

Jornalista com DRT 252TO e produtora cultural. Formada em Jornalismo pela Universidade do Tocantins, pós-graduada em Gestão da Comunicação nas Organizações pela Universidade Católica do Tocantins e pós-graduanda em Ciências Criminais, pela Universidade Federal do Tocantins (UFT). Estudou alemão no Instituto AFZ em Bad-kissingen, Alemanha. Participou do seminário Ouvidoria Judiciária e a Lei de Acesso a Informação pela ESMAT-TO. Foi sócia-proprietária da empresa Precisa Assessoria e Marketing e editora chefe da extinta Revista PMW. Atualmente é funcionária pública

Glês Nascimento

Profissional com mais 20 anos de experiência em comunicação no Tocantins. Atuou nas áreas de TV - Produtora e repórter da TV Anhanguera-, Jornal Impresso - chefe de redação, editora e repórter do Jornal do Tocantins- e Assessoria de Imprensa e Comunicação - Senado Federal, Governo do Tocantins, Tribunal de Justiça, Assembleia Legislativa. Trabalhou na comunicação de nove campanhas eleitorais no Tocantins e uma em Goiás, exercendo funções em marketing político de campanha, assessoria de imprensa, chefia de ilha de edição e produção de programas eleitorais. É graduada em Comunicação Social pela Universidade do Tocantins (Unitins) e pós-graduada em Comunicação, Educação e Novas Tecnologias pela Unitins, especialista em Marketing Político pela Universidade Católica do Tocantins, e mestranda do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Sociedade pela Universidade Federal do Tocantins (UFT) cujo tema de pesquisa são as fake news em campanhas eleitorais.

Lattes: https://lattes.cnpq.br/3411539886913324

Mylena Ribeiro

Possui graduação em Comunicação Social - Jornalismo pela Universidade Federal do Tocantins (UFT). Atualmente é diretora de comunicação na Secretaria de Estado da Saúde do Tocantins (SES/TO). Já colaborou em seis campanhas políticas nas áreas de jornalismo, redes sociais e estatística. Trabalhou como assessora de Comunicação e Imprensa na Câmara Municipal de Palmas e empresas privadas do ramo de entretenimento, alimentação e esportes. Possui experiência como tradutora, intérprete e ensino de inglês.

Pedro Thiago

Jornalista, formado pela Universidade Federal do Tocantins (UFT). Estagiou por dois anos na Assessoria de Comunicação do Tribunal de Contas do Estado do Tocantins. Trabalhou na campanha política em 2016. Atuou na Secretaria Municipal de Comunicação de Palmas por três anos, como assistente de Social Media e atualmente exerce a função de Social Media no Governo do Tocantins.

Rafaela Lobato

Com mais de 15 anos de atuação na área de comunicação, tendo passado pelo jornalismo impresso, TV, rádio (inclusive pela emissora CBN no Tocantins), assessoria de comunicação governamental, tendo passado pela Secretaria de Comunicação do Estado do Tocantins (SECOM-TO), coordenou equipes de campanha eleitoral de 5 municípios tocantinenses, tendo a de Palmas classificada como a 9° campanha mais engajada nas redes sociais entre as capitais, segundo ranking da Agência Digital Ag2, de São Paulo. Atualmente, é produtora executiva em cinema. Estudou Rádio e TV na Universidade Federal de Goiás (UFG) e Jornalismo na Universidade Federal do Tocantins (UFT).

Wherbert Araújo

Jornalista, com experiência em assessoria de comunicação institucional e educação ambiental. Mestrando em Ciências do Ambiente pela Universidade Federal do Tocantins, estuda História e Jornalismo Ambiental. Documentarista, é autor do filme "O Mistério do Globo Ocular", vencedor do DCTV IV - Tocantins.